é um tratamento que tem como principal objetivo melhorar o funcionamento cerebral por meio da neuromodulação autorregulatória. Esse tratamento não tem nenhum efeito medicamentoso e muito menos invasivo no cérebro. Ele é responsável por estimular as habilidades naturais do cérebro, regulando e desenvolvendo suas potencialidades, corrigindo distúrbios, o que contribui para um melhor desempenho cognitivo e comportamental.
É feito por meio de sensores que captam sinais elétricos provenientes dos neurônios, sendo decodificados e processados por um software especializado. Com isso, o funcionamento do cérebro pode ser acompanhado em tempo real pela tela de um computador. A partir de então, a pessoa vai aprendendo, por erros e tentativas, a levar o cérebro a uma transformação. O programa, ao longo do tratamento, informa se a abordagem está correta, muitas vezes sob a forma de pontos, como em um game.
Temos que ter em mente que o cérebro funciona por meio de descargas elétricas, que são a base de comunicação entre os neurônios. Estas ondas elétricas podem ser identificadas por exame de eletroencefalograma (EEG) e tudo o que é controlado por elas acaba por aumentar ou prejudicar as funções executivas.